Contraturno

Proposta Pedagógica

Nossa Essência

Inspirar os alunos por meio da Educação. Nossa proposta visa fazer com que as vivências de formação humana e pedagógica do estudante aconteçam da forma mais completa, segura e prazerosa possível.

Estrutura

Cada espaço é pensado para gerar mais conexão do alunado com o ambiente de aprendizagem, permitindo a colaboração real e o pensamento crítico, rompendo os muros para uma educação globalizada.

Desenvolvimento Socioemocional

Desenvolvemos o pensar e o sentir antes do agir, estimulando o desenvolvimento intelectual e o socioemocional, através de estímulos para exercitar a empatia e superar obstáculos. Respeitamos e compreendemos que cada um é um ser único e como tal, deve ser respeitado, compreendido e motivado em suas habilidades.

Metodologia Ativa

Práticas modernas e abordagens inovadoras ampliam os horizontes do alunado e fomentam o conhecimento do mundo à sua volta. O professor sai da postura do detentor do conhecimento e passa a interagir com o grupo como mediador para o desenvolvimento da aprendizagem. Assim o aluno constrói o conhecimento de forma participativa, potencializando e desenvolvendo suas habilidades e competências.

Algumas das metodologias ativas utilizadas são:

Gamificação

Essa metodologia é capaz de criar uma experiência de aprendizagem, por meio de atividades variadas, jogos, desafios e muito mais, proporcionando um aprendizado leve e inovador.

Project Based Learning e Problem Based Learning

O Project Based Learning é uma metodologia baseada em projetos, em que o alunado é envolvido em tarefas e desafios. Já o Problem Based Learning é uma metodologia voltada para a aquisição do conhecimento por meio da resolução de problemas. Ambas as metodologias possibilitam estimular diversas competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico, além de permitirem trabalhos interdisciplinares.

Flipped Classroom

A chamada sala invertida é caracterizada pela inversão da lógica de organização da sala de aula, através da disponibilização de materiais, para que os alunos estudem fora do ambiente escolar. Feito isso, o alunado apresenta em aula os conteúdos estudados previamente, com apenas a mediação do professor, tirando as dúvidas e assim, consolidando o conteúdo.

Peer Work

Tem como ideia central de que o conhecimento seja construído a partir da interação entre os alunos, fazendo com que eles auxiliem uns aos outros no conhecimento dos conceitos, conduzidos pelo professor no aperfeiçoamento desse aprendizado por meio de questões dirigidas.

CLIL

A abordagem CLIL promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdo, potencializando o aprendizado dos alunos com vistas à realidade do mercado, de forma prática e efetiva ao desenvolver as 4 habilidades: ler, escrever, ouvir e falar, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos.

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