HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Educação Socioemocional O termo “socioemocional” refere-se ao conjunto de habilidades sociais e de inteligência emocional envolvidas na relação de qualquer pessoa com seu mundo.

A Educação Socioemocional tem o objetivo de desenvolver, nos alunos, atitudes e comportamentos para lidar, de forma eficaz e ética, com situações e desafios diários.

A escola do século 21 tem o objetivo de formar crianças, em parceria com a família, desenvolvendo Habilidades Socioemocionais que as capacitem a se posicionar, de maneira reflexiva, crítica e responsável, de acordo com princípios e valores norteadores do nosso trabalho formativo para atuar na sociedade, transformando positivamente sua realidade e a do outro com quem se relacionam.

Dentro dessa visão, o Centro Educacional Objetivo incluiu, em 2017, em sua Grade Curricular, aulas denominadas Habilidades Socioemocionais. Na Educação Infantil, a professora ensina os alunos, por meio da contação de histórias e da música, a nomear e identificar os seus próprios sentimentos.

Em 2021, implantamos o Projeto LIV. O LIV – Laboratório Inteligência de Vida, tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, preparando os alunos para os principais desafios do século XXI. Por meio de dinâmicas e projetos, os alunos desenvolvem habilidades em como lidar com as emoções, interagir com pessoas diferentes e trabalhar em equipe.

Com essas habilidades trabalhadas na Escola, formaremos o cidadão como um todo, para que lá, na frente, possamos ter pessoas que saibam trabalhar em equipe, que sempre estejam motivadas para ajudar ao próximo e, até mesmo, mudar a comunidade onde moram.