Proposta Pedagógica

Alternate Text

O modelo educacional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental está baseado no respeito à criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, potente, criativo e descobridor de seu espaço. É estimulada a fazer novas descobertas, construindo conhecimentos, enriquecendo valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o. Assim, alcança a liberdade e o respeito ao outro e percebe-se um ser social, seguro e íntegro perante o seu grupo.

A nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir, com dignidade, o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

Para que isso aconteça, adotamos a Metodologia Ativa.

A Metodologia Ativa de ensino-aprendizagem está baseada na forma de desenvolver o processo de aprender utilizando experiências reais ou simuladas, com capacidade para solucionar, com sucesso, tarefas essenciais em diferentes contextos.

A Metodologia Ativa é a aprendizagem significativa, baseada na problematização de situações, para que os alunos entendam as causas, compreendam os fatos e, por meio da ação-reflexão-ação, proponham as soluções.

Se a aprendizagem é o processo pelo qual um comportamento, ou a disponibilidade para um comportamento, é modificado pela experiência, no Objetivo, essa aprendizagem se dá pela ação e experimentação.

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Tendo em vista que a Educação Financeira é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e precisa ser ensinada também na escola, o Objetivo Growing Club desenvolveu um programa pedagógico que ensina às crianças noções de organização, planejamento e economia doméstica, além do valor do dinheiro e do trabalho.

Na Educação Infantil, entre os assuntos abordados inseridos estão: escambo, ciclo do consumo, desejo x necessidade, história, evolução e manipulação do dinheiro, desperdício e aproveitamento de materiais.

Já as aulas de Empreendedorismo têm como objetivo possibilitar ao aluno que seja empreendedor da sua própria vida, ou seja, ele não necessariamente o tornará um empresário no futuro, mas o preparará melhor para o mundo real.

O programa de empreendedorismo do Objetivo difere daquilo que os estudantes costumam ouvir sobre o assunto. Afinal, o tema é proposto não com a ideia de criar empresários, mas de mostrar que todos podem empreender, no sentido de planejar em prol de uma meta, empreender a própria vida!

Este conceito é apresentado do 1° ao 5° ano, do Ensino Fundamental. Cada série trabalha com um tema no decorrer do ano letivo. Como benefício, os alunos desenvolvem virtudes como criatividade, empatia e cooperação.

Educação Financeira

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Educação Financeira

Educação Socioemocional O termo “socioemocional” refere-se ao conjunto de habilidades sociais e de inteligência emocional envolvidas na relação de qualquer pessoa com seu mundo.

A Educação Socioemocional tem o objetivo de desenvolver, nos alunos, atitudes e comportamentos para lidar, de forma eficaz e ética, com situações e desafios diários.

A escola do século 21 tem o objetivo de formar crianças, em parceria com a família, desenvolvendo Habilidades Socioemocionais que as capacitem a se posicionar, de maneira reflexiva, crítica e responsável, de acordo com princípios e valores norteadores do nosso trabalho formativo para atuar na sociedade, transformando positivamente sua realidade e a do outro com quem se relacionam.

Dentro dessa visão, o Centro Educacional Objetivo incluiu, em 2017, em sua Grade Curricular, aulas denominadas Habilidades Socioemocionais. Na Educação Infantil, a professora ensina os alunos, por meio da contação de histórias e da música, a nomear e identificar os seus próprios sentimentos.

Em 2021, implantamos o Projeto LIV. O LIV – Laboratório Inteligência de Vida, tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, preparando os alunos para os principais desafios do século XXI. Por meio de dinâmicas e projetos, os alunos desenvolvem habilidades em como lidar com as emoções, interagir com pessoas diferentes e trabalhar em equipe.

Com essas habilidades trabalhadas na Escola, formaremos o cidadão como um todo, para que lá, na frente, possamos ter pessoas que saibam trabalhar em equipe, que sempre estejam motivadas para ajudar ao próximo e, até mesmo, mudar a comunidade onde moram.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Objetivo se preocupa em formar no aluno, desde a Educação Infantil, uma consciência ambiental. Através do contato com a natureza e o entendimento de que a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usamos os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Alternate Text

PEDAGOGIA DO AMOR

Alternate Text

Uma das percepções do Colégio Objetivo é que os estudantes não podem ser tratados como máquinas. Dentro dessa visão de respeito aos indivíduos, a Pedagogia do Amor faz toda a diferença. O intuito é promover a afetividade, demonstrando a importância de cada criança e adolescente.

Essa vertente é explorada desde o momento em que o aluno entra na escola, e pode ser constatada pelo abraço da coordenação, pelo reconhecimento ou pela tradicional pergunta: “como foi o seu fim de semana?”. Cada um é conhecido pelo próprio nome e tem a sua individualidade respeitada.

A Pedagogia do Amor também promove o acolhimento. Todos têm direito a uma segunda chance e são estimulados a multiplicar esse sentimento, trabalhando em prol da união, amor e bem ao próximo. Ninguém deve ser julgado por rótulos e a escola passa a ser vista como um local de carinho e respeito. Tudo, é claro, sem abrir mão da disciplina e das responsabilidades.

Desse modo, o Objetivo cria verdadeiros apaixonados pela Educação. Os professores devem ser apaixonantes e criar aulas com essas características. Consequentemente, os alunos adquirem paixão pelo pensar, pelo aprender, sempre com a convicção de que ninguém é uma máquina, todos são coração.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL

As Atividades de Enriquecimento Cultural do Objetivo são um complemento ao currículo. Atividades de esporte, expressão corporal, desenvolvimento de raciocínio lógico complementam o sistema de Ensino proposto pelas aulas regulares. Pode-se, por exemplo, trabalhar nas aulas de Teatro, a interpretação de uma obra literária que está sendo utilizada nas aulas de Português, na Música, explorar a linguagem matemática e a lógica, estudados nas áreas de exatas e nos esportes, enfatizar-se o respeito às regras, o trabalho cooperativo, a coordenação motora, a concentração e a interação social. O aluno também desenvolve suas habilidades através das aulas de Xadrez, Ginástica Rítmica, Patinação, Robótica, Jazz, Balé, Tênis de Mesa e Esportes.

Alternate Text

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência do nosso site. Para continuar o seu acesso, é necessário estar de acordo com a nossa Política de Cookies.