Proposta Pedagógica

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Formar o aluno para ser feliz é tarefa primordial. Entender esse mundo requer uma formação sólida, com domínio de elementos básicos para a vida nos aspectos físico, intelectual e emocional, incluindo diversos pontos artísticos como Música, Artes Visuais, Dança e Teatro.

O aluno pode usufruir da Escola para seu enriquecimento cultural. Nossa metodologia ativa procura desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, por meio de aulas dialogadas, interativas, em que são realizados questionamentos que instigam o pensar, a argumentação e a investigação.

O diferencial da proposta do Objetivo é a educação compromissada com essa realidade em constante mudança. Para isso, atua de forma flexível e dinâmica, com uma visão de futuro e envolve seus alunos no ritmo dos avanços tecnológicos. O Objetivo investe continuamente no conhecimento tanto dos alunos como dos professores e incentiva o estudo diário para despertar no aluno o prazer de aprender.

DIREITO, CIDADANIA E FORMAÇÃO PARA A VIDA

Adolescência é sempre uma fase de desafios. Novas descobertas, um turbilhão de mudanças físicas e emocionais. E para auxiliar nesse momento tão importante do desenvolvimento do aluno, o Objetivo desenvolveu uma metodologia de ensino exclusiva para o Fundamental II. Além das aulas “tradicionais” da grade curricular, o aluno também aprende noções de Direito e Cidadania e Formação para a Vida. As aulas são ministradas por especialistas que discutem situações de ética e moral em diferentes situações do cotidiano do estudante.

A importância do respeito e das relações interpessoais numa sociedade extremamente virtual, regras e consequências do mau uso das redes sociais são alguns dos assuntos abordados.

Em todas as matérias disciplinares são desenvolvidos aspectos das habilidades socioemocionais, a fim de proporcionar ao aluno o desenvolvimento não só de uma inteligência intelectual mas também emocional.

O Colégio Objetivo sempre trabalhou as habilidades socioemocionais de maneira informal.

Após um amplo estudo, concluiu-se que o bem-estar pode ser ensinado, resultando em qualidades como a empatia, o amor ao próximo, o engajamento e as boas relações sociais.

A escola dividiu durante muito tempo o que o ser humano aprende e o que ele sente. A proposta do Programa de Habilidades Socioemocionais é mostrar que o ser humano é completo. Não adianta ter divisões para o conhecimento: todos são dotados de razão e emoção, que estão interligados o tempo todo.

Além disso, o Objetivo entende que o saber é único. Por isso, incentiva a interdisciplinaridade. Um conteúdo de Língua Portuguesa, por exemplo, também é trabalhado na aula de Teatro. Os alunos teatralizam obras que leram e assim eles trabalham diversos elementos em conjunto.

Dentro do Programa de Habilidades Socioemocionais são trabalhadas várias vertentes como as cinco competências emocionais e as aptidões do século XXI: incentivar forças no caráter enaltecendo as qualidades da criança, como empatia, amor ao próximo, engajamento, bem estar e relações sociais.Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que crianças que tem acesso a uma grande quantidade de conteúdos cognitivos, mas sem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, desistem de grandes faculdades, ao mesmo tempo em que não desenvolvem resiliência, o que também é de extrema importância para a prevenção de problemas como depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA

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Princípios básicos de como ensinar o aluno a lidar com o dinheiro. Através de exemplos práticos, o aluno começa a entender o valor das coisas e a organizar suas prioridades: o que é desejo e o que é necessidade.

Procuramos transmitir por meio de atitudes simples, na rotina do relacionamento, as noções básicas de como administrar seu próprio dinheiro. Aprender a refletir antes de consumir é uma atitude fundamental. Perceber que o uso do dinheiro exige racionalidade e que não podemos agir por impulso, ou por “ofertas imperdíveis” que a mídia nos coloca diariamente. Conhecimentos básicos são discutidos nas aulas de economia, inflação, taxa de juros, poupança, direitos e deveres de um correntista, cartão de crédito e sobretudo consumo planejado.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Uma das percepções do Colégio Objetivo é que os estudantes não podem ser tratados como máquinas. Dentro dessa visão de respeito aos indivíduos, a Pedagogia do Amor faz toda a diferença. O intuito é promover a afetividade, demonstrando a importância de cada criança e adolescente.

Essa vertente é explorada desde o momento em que o aluno entra na escola, e pode ser constatada pelo abraço da coordenação, pelo reconhecimento ou pela tradicional pergunta: “como foi o seu fim de semana?”. Cada um é conhecido pelo próprio nome e tem a sua individualidade respeitada.

A Pedagogia do Amor também promove o acolhimento. Todos têm direito a uma segunda chance e são estimulados a multiplicar esse sentimento, trabalhando em prol da união, amor e bem ao próximo. Ninguém deve ser julgado por rótulos e a escola passa a ser vista como um local de carinho e respeito. Tudo, é claro, sem abrir mão da disciplina e das responsabilidades.

Desse modo, o Objetivo cria verdadeiros apaixonados pela educação. Os professores devem ser apaixonantes e criar aulas com essas características. Consequentemente, os alunos adquirem paixão pelo pensar, pelo aprender, sempre com a convicção de que ninguém é uma máquina, todos são coração.

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EMPREENDEDORISMO: GRANDES SONHOS PODEM VIRAR REALIDADE

Empreendedorismo

Nossa meta é que o aluno empreenda a própria vida. Todo o enfoque do processo educacional é pautado para que o aluno não tenha apenas um excelente nível acadêmico, mas se transforme em uma pessoa competente, capaz de fazer a adequação do empreendedorismo à sua realidade. Quem pode ser considerado um empreendedor? Todo mundo nasce com uma capacidade empreendedora, uma vontade grande de fazer coisas. E esse desejo de realização pode crescer ou não com o passar do tempo. Quando o interesse de transformar o sonho em realidade é um ideal, a pessoa batalha para isso. Esse empenho faz dela alguém com perfil empreendedor e a torna mais preparada para as competições do mundo empresarial.

O programa de empreendedorismo do Colégio Objetivo difere daquilo que os estudantes costumam ouvir sobre o assunto. Afinal, o tema é proposto não com a ideia de criar empresários, mas de mostrar que todos podem empreender, no sentido de planejar em prol de uma meta, empreender a própria vida!

Este conceito é apresentado do 1° ao 9° ano, do Ensino Fundamental. Cada série trabalha com um tema no decorrer do ano letivo. Como benefício, os alunos desenvolvem habilidades como criatividade, empatia e cooperação. Neste contexto, a criança e o adolescente são vistos como responsáveis por gerenciar e buscar soluções para a sua vida, casa, escola e para o mundo.

O projeto tem a chancela do Sebrae, que preparou todo o material e qualificou os professores. Apenas os docentes certificados podem ministrar as aulas de empreendedorismo.

TRABALHO EM GRUPO

O trabalho em grupo é umas das principais ferramentas utilizadas nas salas de aula do Colégio Objetivo para desenvolver a empatia e a cooperação. A percepção da importância dessas atividades faz com que algumas realidades importantes sejam desempenhadas. No Fundamental 2, por exemplo, uma nova dinâmica é inserida. Baseado nas relações interpessoais, e tendo em vista já o mercado de trabalho, nessa etapa, muitas vezes, os alunos não escolhem com quem trabalharão. A definição de montagem dos grupos parte dos professores.

A intenção é preparar o aluno para o mundo corporativo, onde não é possível selecionar as pessoas com quem as tarefas diárias são compartilhadas. É preciso se organizar, amadurecer nos relacionamentos e aprender a lidar com as divergências.

Os estudantes são avaliados individualmente e, também, pelo desempenho do grupo. Cada aluno responde perguntas ou faz uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o que faz com que todos os integrantes do grupo se engajem e se auxiliem.

Isso traz uma série de benefícios como cooperação, empatia, organização, disciplina e senso de propósito. O aluno aprende a estabelecer metas. A intervenção do professor é muito pequena, pois ele deixa os alunos livres para trabalhar e se organizar. Essas pequenas intervenções são geralmente para corrigir comportamento e dar explicações pedagógicas, proporcionando mais autonomia ao aluno.

Entre o professor e o material há ainda outro viés pedagógico, onde o aluno participa ativamente daquilo que é feito em sala de aula. Ele não só mantém uma relação com o professor e com o material, mas também com os colegas. Dessa forma, o estudante é visto como participante do conteúdo, não apenas como uma figura passiva na sala de aula.

Toda a metodologia aplicada é baseada em estudos da Universidade de Stanford, realizados pela Dra Rachel Lotan.

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MATERIAL DIDÁTICO

Empreendedorismo

O Objetivo conta com material didático próprio, atualizado constantemente em relação aos aspectos pedagógicos, tecnológicos, gráficos e visuais, propiciando a formação integral do aluno, com foco no desenvolvimento de suas potencialidades.

As propostas para o desenvolvimento de cada conteúdo por área de conhecimento estimulam a infância, a inteligência, a criatividade, o espírito de iniciativa, a capacidade de liderança e perseverança, preparando os alunos para que eles possam acompanhar as mudanças que atravessam velozmente o espaço e o tempo da nossa sociedade contemporânea.

O material possui ainda uma ampla possibilidade de abordagem interdisciplinar entre as mais diversas áreas.

Nesse sentido, as diversidades regionais ganham espaço privilegiado nas aulas, fortalecendo a ideia de interação no processo de construção do conhecimento.

Os alunos recebem, para acompanhar as aulas, cadernos de atividades bimestrais, que contêm tarefas complementares com a finalidade de possibilitar uma maior compreensão dos conteúdos e a verificação da aprendizagem adquirida.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CULTURAL

As Atividades de Enriquecimento Cultural do Objetivo são um complemento ao currículo. Atividades de esporte, expressão corporal, desenvolvimento de raciocínio lógico complementam o sistema de Ensino proposto pelas aulas regulares. Pode-se, por exemplo, trabalhar nas aulas de Teatro, a interpretação de uma obra literária que está sendo utilizada nas aulas de Português, na Música, explorar a linguagem matemática e a lógica, estudados nas áreas de exatas e nos esportes, enfatizar-se o respeito às regras, o trabalho cooperativo, a coordenação motora, a concentração e a interação social. O aluno também desenvolve suas habilidades através das aulas de Xadrez, Ginástica Rítmica, Patinação, Robótica, Jazz, Balé, Tênis de Mesa e Esportes.

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